Dicas para não cair em golpes na hora do casamento

Planejamento

Isso nos preocupa, e muito! Do ano passado para cá, os casamentos têm ganhado o noticiário não por histórias emocionantes de amor, mas, sim, por noivos tristes e desesperados porque foram enganados por falsos profissionais do mercado de casamento. E isso dói em tudo mundo que ama esse universo e trabalha com eventos sociais. Aliás, só quem já realizou esse sonho ou trabalha no mercado, sabe o quanto isso machuca: é um evento de um dia, mas que é sonhado às vezes por anos! Sendo assim, resolvemos listar algumas dicas que podem ser importantes na hora de você fechar o contrato com o fornecedor do casamento. Nossa ideia é ajudar. Vem ver!

Cuidado com valores muito abaixo do mercado

Quem não gosta de um precinho especial? A gente adora! Mas, geralmente, fazemos mais de um orçamento antes de bater o martelo sobre determinado serviço. Sendo assim, fique de olho em preços muito abaixo do praticado pelos demais fornecedores. Pode ser o barato que sai caro, sem brincadeira!

Cheque as referências e continue acompanhando

Normalmente os serviços dos casamentos são fechados com um ano de antecedência. Sendo assim, o ideal é que você procure, na internet mesmo, referências sobre o profissional ou a empresa escolhida para prestar o seu serviço. Nem sempre onde há fumaça há fogo, mas é bom se prevenir caso veja algum comentário ou reclamação em relação ao que está contratando. E continue acompanhando, veja se a empresa está cumprindo com o prometido com outras noivas. Sempre de olho. Sempre atenta!

Foto: Adriana Oliveira

Converse com quem já usou o serviço

Não tenha vergonha, MESMO! O casamento é um dia muito importante, com grande investimento financeiro e noiva sempre entende noiva. Ninguém vai ficar chateado se você entrar em contato por uma rede sociais perguntando sobre a qualidade do que deseja contratar. Saber se a empresa possui compromisso com os horários, quantidade e qualidade do que foi contratado é direito seu! Pesquise. Converse. Participe de grupos. Sempre vale a pena no final!

Cuidado com os contratos

Olha, confessamos que poucas vezes vimos noivas reclamando de pegadinhas em contrato com profissionais do mercado de casamento. Mas sempre vale a pena a leitura minuciosa do que está descrito lá. Até para você argumentar se daquela forma o serviço atende o seu desejo ou não. Leia absolutamente TUDO antes de fechar negócio.

Atenção com pacotes fechados

A praticidade é uma coisa ótima, mas quando se trata de dinheiro… todo cuidado é pouco! Falando assim parece uma coisa fria, como um negócio, né? Infelizmente, em alguns momentos precisamos deixar a emoção de lado e usar a razão. Mesmo que o pacote da empresa seja fechado, ou seja, todos os serviços entregues por eles, geralmente esses serviços são terceirizados. Então pegue o contato dessas pessoas, verifique se sempre trabalharam com a casa de festas ou empresa contratada para montar o casamento em questão; uma boa “desculpa (você não precisa disso!) é dizer que quer mais uma degustação, que gosta de conhecer pessoalmente os profissionais que vão estar em seu casamento, etc.. Tenha em mente, isso é DIREITO seu!!!

Guarde documentos e recibos

Se você levar um golpe, estes papeis não serão uteis na hora. Mas podem ajudar você a reaver parte do dinheiro investido com um processo na justiça. Então, não deixe isso de lado e tenha uma pastinha para guardar tudo relacionado ao casamento. ATENÇÃO: muitas empresas do mercado de casamento são informais. Mas você fez contato com elas de alguma forma, certo? Então salve a conversa de e-mail ou do whatsapp… tudo pode ajudar caso dê tudo errado (bate na madeira!)!!!

No mais, converse, pesquise, peça referências… o boca a boca é o melhor aliado de quem presta um serviço, mas também de quem contrata. Boa sorte!

COMENTE VIA FACEBOOK

Deixe uma resposta